sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

matador de passarinhos - poesias familiares ?

um menino matava passarinhos
canários e pombos
matava passarinhos

corria pelas praias do leme
calçadões de ipanema
sempre preparado com pedra
quando acompanhado ou sozinho

em suas mãozinhas surpresas
o que lhe faltava é nobreza
com o estilingue na mão
sempre carregava destreza

perto, longe
devagar ou rápido
era conhecido aos montes
menino cabeça de rato

nos sonhos do menino
não viam pássaros fazer mal
pois o menino, na verdade
tinha alma é de pardal

sua mãe, cara budista
temia sua encarnação
o menino com alma de artista
de 6 anos crianção

mas o menino pretendia
veja só que agonia
poder voar um dia
mas voar não se podia

comprou balas e chicletes
longe de virar valete
até que um pássaro no chão
tinha igual situação

o menino no dia encardido
logo foi surpreendido
mas que pena, lá no chão
se tornou sua redenção

ao invés de matar pássaros
o menino foi jogar bola
fez peripécias, malabarismos
até amigos na escola

aos 8 já tinha perdido o hábito mas não os pensamentos novos
gosta de pássaros e de amigos
aprendeu a se enturmar aos poucos

os sonhos também não se foram
com a idade surgiram os louros
sempre a pensar o que fazer
sempre a fazer algo a se pensar

cresceu, cresceu e cresceu
teve uma boa criação
grande menino aquele matreiro

bonito como um cajueiro
trabalhou como um pilão
o resultado hoje em dia ... garoto santos-dumont

e pra não finalizar ao léu
a escrita faz-se o véu
sucesso pro rapagão
gabriel coração-de-leão ...



---

mar que merda ...
eu não sei fazer poesia
eu não sei fazer poesia infantil
eu não sei fazer poesia infantil familiar ...


Monteiro Lobato mil perdões ...

Um comentário:

Fran, disse...

Ahhh amor, deixa de ser bobo fazendo cjeitos de quem não escreve direito. Gosto da sua poesia, gosto da sua crônica e aposto que não é só pq amo você^^
suhaushauihsauih :)

se apagar o blog, eu te capo sua bixona ;~

eu gostei, muito mais até do que me lembrou mais meu jeito (que foi o final xingando) *-*
ushauhsuiahs

te amo broto ;*